terça-feira, 14 de junho de 2011

O olho humano.

                            Segundo o site Wikipedia, o olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. As principais partes que constituem o olho humano são:
A córnea, que é a parte da frente do olho, transparente e protetora, tem a função de focar a luz através da pupila para a retina. As lagrimas são responsáveis por deixa-lá úmida e saudável.
O cristalino, assim como a córnea, focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. Ou seja, é capaz de aumentar o grau, para focalizar as imagens de perto. Alterações em sua estrutura e seu tamanho levam a dificuldade para enxergar de perto, porém isso só ocorre na maioria dos casos a partir dos quarenta anos.
A íris é a parte mais visível e colorida do olho humano. Possui uma abertura central, a pupila, que é por onde entra a luz e controla a quantidade que entra. Em um ambiente com muita luz, ocorre a miose, que é a diminuição do diâmetro da pupila, e quando há pouca luz, ocorre a midríase, que é a dilatação. Seu diâmetro pode passar de 2 mm a 8 mm.
A retina é responsável pela formação de imagens, pelo sentido da visão. Retém as imagens e as traduz, para o cérebro, através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.


olho.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário